Categories

Talk with: Cut Copy

Talk with: Cut Copy

A relação entre música e arquitetura existe em muitas perspectivas - literalmente. Desde a Grécia, responsável por dar vida à essas duas artes, até o sonho infantil de Dan Whitford. Ser arquiteto: esse era o sonho do multi-instrumentista e vocalista do Cut Copy.

Screen Shot 2018-07-11 at 9.20.58 PM.png

(O Dan é essa a direita na foto)

Ritmo, textura, harmonia e proporção. Elementos que aparecem na arquitetura e também na forma como Dan e a banda costumam criar as músicas do Cut Copy. 

- As partes instrumentais vem primeiro, depois vocais e letras... Eu sinto que a música surge a partir das melodias. É aí que está o verdadeiro sentimento de uma canção! As palavras são uma tentativa de capturar esse mood.

Música e arquitetura habitam quartos paralelos de muitas outras formas. A única diferença é que a arquitetura pode nos dar essa sensação de ser "mais física", enquanto a música passa por muitos lugares não necessariamente físicos. Artistas que surgiram mais ou menos na época que o grupo australiano deram o ar da graça no online pelo MySpace, por exemplo. E isso hoje em dia acontece por vários meios, mais que um ao mesmo tempo até.

- Eu provavelmente nunca teria pensado que o mundo do MySpace se transformaria no atual modelo e em como as pessoas descobrem música. Mas isso aconteceu.

Sobre seu jeito preferido de descobrir música, Dan é unanime: prefere o vinil. Uma decisão natural que rolou há cerca de 20 anos e sempre fez parte do seu processo de inspiração. 

Direto dos anos 90. Tá aqui o  link  pra você ouvir (só achamos o álbum no YouTube).

Direto dos anos 90. Tá aqui o link pra você ouvir (só achamos o álbum no YouTube).

- É muito divertido puxar um álbum, colocar a agulha nele e ouvi-lo. Quase como abrir uma cápsula do tempo. 

Eu amo o The KLF. Eles foram uma das minhas primeiras obsessões e quanto mais eu me interessei por música eletrônica, mais eles me pareceram incríveis. De seu épico álbum "White Room" ao seu obscuro álbum ambiental "Chill Out" e todas as suas acrobacias artísticas estranhas. Foram verdadeiramente únicos.

Algum ritual em específico? Toalhas brancas, etc.?

- Durante muito tempo a gente viajou com uma máquina de café expresso. Muitos de nós tem obsessão por um bom café e descobrimos que era impossível encontrar isso em alguns locais. Por isso, foi mais fácil carregar uma máquina.

Normalmente a preparação envolve apenas muita limpeza... E, às vezes, ouvir algumas de nossas músicas novamente. Mesmo que tenhamos tocado algumas delas mil vezes, eu gosto de ouvi-las e tocar antes de sair em turnê.

Depois de um show, qual a melhor coisa a se fazer?

- Dormir.

space.png

Em uma frase/palavra:

- Hambúrguer ou Hot Dog: Hambúrger

- Vinho ou Gin Tônica? Gin Tônica

- Música é líquida ou sólida: Líquida

- Sua música preferida do Cut Copy: A próxima

- A melhor boate é: Honkytonks (foi um club em Melbourne estilo Studio 54)

- Com quem você gostaria de dar um rolê: Malcolm Mclaren 

- Uma banda ou artista que não deveria mais existir: DJ Khaled

- É melhor colar um coração quebrado ou ficar sem: Ficar sem

- Se você fosse um filme, qual seria: Fitzcarraldo (filme que rola na amazônia peruana, vibe loucura na natureza, feito de sonhos e retalhos)

- Se você fosse uma frase de pára-choque, qual seria?

cutcopy.jpg

(Foto de abertura: Jimmy Fontaine)

The Beauty Of Not Knowing

The Beauty Of Not Knowing

Talk with: The Dø

Talk with: The Dø